Ora aqui está um tema que dava para escrever umas quantas mensagens...
Exercício... Fazer ou não fazer quando se está num processo de emagrecimento ?
Bom, já dei por mim no meio de 2 opiniões diferentes. Diferentes mas nem tanto assim. Quando andei na nutricionista em 2005 e 2006 esta foi uma das questões abordadas logo a princípio. E foi tratada logo de um modo muito simples com a pergunta da nutri " Mas planeia fazer exercício só durante o processo de emagrecimento ou pretende continuar a fazê-lo depois ?"
Claro que a minha resposta foi uma e uma só... sincera e respondi-lhe "só durante o processo de emagrecimento". E pronto. Perante esta minha resposta o que a nutri me disse foi que se tencionava começar e acabar com o exercício só enquanto emagrecia e não queria mesmo continuar a fazê-lo que mais valia não me meter num ginásio. E compreende-se esta resposta... era muito provável que o corpo assim que se visse "privado" dos beneficios que a prática de exercício faz no abate de calorias voltasse a acumular as ditas... se não se controlasse muitissimo bem aquilo que se comeria na fase da manutenção.
Quando cheguei a uma fase em que a balança teimava em não descer mais, não obstante os problemas ou não de tiróide, compreendi que o meu organismo se habituara áquela alimentação... e que se calhar com a ajuda de algum exercicio poderia ter avançado mais e chegado ao meu objectivo.
Enfim... Mas eu e o exercício não encaixamos. Nada mesmo. Posso dizer que tirando uma altura em que fiz hidroginástica e o exercício que se fazia por alturas do liceu... não fiz mais nada. Não é só o facto de não gostar de exercício... é mais ... detestar a sensação de estar toda transpirada. Não gosto mesmo de sentir as gotas de suor a correrem pelas costas abaixo, colarem o cabelo ao pescoço, sentir-me mesmo.... blaghhhhh !
De modos que tenho sempre tentado fugir de fazer exercício, ou melhor, de me comprometer, de me obrigar a ir para ginásios. Sempre que me falam de abdominais vêem-me á lembrança aqueles que se faziam nas aulas de educação física... tipo tropa. Aquele tipo de ginástica. Que eu detestava !
Porém desta vez, na consulta da endocrinologista e perante a realidade espelhada na balança lá no consultório mais os problemas de saúde que ameaçam ... comecei a pensar mais seriamente no assunto. Posso dizer que estou em processo de mentalização. E a pensar seriamente a partir de Setembro me inscrever entao num dito ginásio. A fazer aulas de grupo, não ir para as máquinas. O conselho desta endocrino é mesmo ir para um ginásio e frequentar aulas de grupo, as mais mexidas possível. (como se eu estivesse em condições mínimas de o fazer... pelos menos não me sinto em condições disso)
O engraçado, irónico, seria eu ir e descobrir um novo vício ! Ahh, isso seria a grande ironia. Veremos.
Por enquanto vou começar a mexer-me por casa, com a ajuda da consola Wii, da bicicleta estática, das caminhadas...
Quanto a hoje cá está a minha paparoca:
PA - meia de leite e meia sandes integral com fiambre de frango
MM - meia sandes de fiambre de frango com 1 iogurte magro
A - salada com atum (alface verde e roxa, rucula, cenoura, tomate cereja e atum em azeite, bem escorrido) e uma saladinha de frutas
MT - 1 maçã e 2 bolachas integrais
J - frango grelhado e legumes cozidos
Já somos 2!!! Detesto exercício físico e a sensação de corpo transpirado tb me deixa grgrgrgrgr!!!....Há tempos descobri o Pilates. É um tipo de exercício muito calmo mas muito eficaz. Ainda não comecei a praticar mas tb não sei se irei começar por causa do preço da mensalidade...
pode até ser verdade que o suor é desconfortável mas depois de se suar muito, tomar um banhinho e sentir o corpo mais firme e cheio de endorfinas :D compensa e muito! haverá sempre alguma modalidade que nos agrada e tens que fazer isso por ti porque só cortando na comida podemos até emagrecer mas o corpo não ganha firmeza sem esforço :D infelizmente!
beijos :)