
Ahhhh, pois é, está chegando a minha vez de praia, descanso, passeio. Aliás, estou já de férias mas tenho andado a resolver algumas coisas que tinha deixado pendentes. E já estou mais que desejosa de praiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ...

mistura ou de cereais. O pão de centeio por exemplo, é denso e permite que varie a ingestão de cereais.
Ora cá estou para mais uma actualização neste blog. Entrei de férias mas como tenho estado em casa nestes dias, tem dado para descansar. Têem estado uns dias com muito calor e por isso nem temos praticamente saído de casa pois como nenhum de nós foi ainda á praia não queríamos ir com temperaturas tão altas, ainda mais o meu filhote é muito branquinho e o calor tem estado demais. Por isso a praia, vê-la... só em fotos, rsrsr... Mas lá que tenho saudades de uma boa ida á praia isso tenho. Enfim, mas quando temos filhos o nosso pensamento é para eles mesmo e lá terei de aguardar mais uns dias até á chegada da bela da praia.Encontrei na net um texto em que se fala deste assunto. Aqui fica (foi retirado daqui)
"Quando se fala em dieta, a reeducação alimentar sempre vem à tona. Porém, ensinar seu organismo a se nutrir de maneira correta não significa seguir um regime qualquer. Pelo contrário: enquanto as dietas buscam uma perda rápida de peso, proibindo o consumo de certos alimentos, a reeducação tem como objetivo uma mudança gradativa de hábitos, sem nenhuma restrição ao cardápio.
“A reeducação alimentar une adequação de calorias com mudança de comportamento. Não basta apenas comer pouco, é necessário comer certo”, explica Mônica Beyruti, nutricionista especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp. Comer certo não significa consumir somente alimentos orgânicos. Doces, refrigerantes e frituras são permitidos, porém em pequenas quantidades. “É importante aprender a consumir todos os alimentos, alguns em maior quantidade e freqüência e outros em menor quantidade e apenas de vez em quando”, ensina Mônica. Um dos primeiros passos para ter uma nova rotina é fazer mais refeições ao dia - cinco é o número ideal -, e comer menos em cada uma delas.
A reeducação alimentar não visa somente à perda daqueles quilinhos extras, mas também a sua manutenção. “Normalmente a reeducação alimentar leva a uma perda de peso mais lenta, porém se a mudança de hábitos for feita de forma correta, você vai manter o novo peso”, afirma a nutricionista. Para quem não dispensa a academia, um alerta: “A prática da atividade física só promove perda de peso se for praticada com uma dieta”.
Para finalizar, a especialista dá um conselho para quem tem filhos: “Os hábitos alimentares dos pais influenciam diretamente na alimentação das crianças”.
Dieta ideal:
Nunca pule refeições: além de ocasionar problemas como a gastrite, isso fará com que você sinta mais fome e “compense” depois
Café da manhã- frutas e/ou suco de frutas- leite ou iogurte ou queijo- torradas ou pão ou cereais matinais- frios (presunto, salame)- uma pequena quantidade de geléia ou margarina
Almoço ou jantar- 1 tipo de carne (bovina, de porco, peixe, frango, peru, frutos do mar etc.)- 1 fonte de cereais (arroz, macarrão, batatas, pão, aveia etc.)- 1 leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico etc.)- verduras (algace, agrião, brócolis, repolho, almeirão, acelga etc.)- legumes (cenoura, chuchu, pepino, vagem, beterraba, quiabo, rabanete etc.)- 1 fruta ou 1 suco (laranja, maçã, uva, pêra, banana, mamão, melancia etc.)
Lanches intermediários- alimentos saudáveis e práticos (frutas, bolachas integrais, chás, leite, iogurte, barra de cereais etc.)
Bebidas- de dois a três litros de água por dia
Regras básicas
- Faça cinco refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
- Sempre que possível, opte por versões light.
- Evite ingerir líquidos durante as refeições.
- Evite fazer suas refeições em ambientes agitados. Nunca coma em frente à televisão.
- Evite ao máximo refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas. Evite até mesmo comprá-los e deixá-los em casa. O que não é visto, não é cobiçado.
- Beba bastante água nos intervalos das refeições. A quantidade ideal é de dois a três litros por dia.
- Varie sempre que possível. Quanto mais colorido o prato, mais nutritivo é.
- Prefira sempre produtos frescos e naturais a industrializados.
- Não pule refeições: além de ocasionar problemas como gastrite, ficar um longo tempo sem comer fará com que você sinta mais fome e exagere na próxima refeição.
- Não coma frituras todos os dias e, quando consumi-las, faça-as com óleos vegetais.
Reportagem: Nádia Sayuri Kaku, de São Paulo
Uma colega de trabalho emprestou-me este livro, que estou a ler no fim de semana. E achei-o com tão boas ideias, apresenta como comer saudavelmente, como fazermos uma reeducação alimentar comendo de tudo e sem a sensação de estarmos a fazer aquelas dietas restringedoras, que tive de o colocar aqui num post.